LIMPEZA
AMBIENTAL
DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Limpeza Ambiental

Participe do Dia Mundial da Limpeza dentro da sua própria casa ou empresa separando e destinando corretamente os seus resíduos recicláveis, rejeitos e compostáveis.

EU SEPARO, EU RECICLO!

Aprenda a separar e destinar os seus resíduos corretamente e ainda poder contribuir com a reciclagem desses materiais. Comece agora a exercer a sua participação na cidadania!

1° SEPARE:

Separe seu resíduo em pelo menos 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeito. Você também pode separar e destinar óleo de cozinha e resíduos eletrônicos destinando para pontos de coleta desses materiais.

RESÍDUOS RECICLÁVEIS

São compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro.

DICA: Use o lixo da lavanderia.

REJEITOS

São os resíduos não recicláveis, compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes, etc) e outros resíduos de limpeza.

DICA: Use o lixo do banheiro.

RESÍDUOS ORGÂNICOS

Consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas, etc).

DICA: Use o lixo da cozinha.

ATENÇÃO: Nunca preencha o saco de lixo até o limite de sua carga, para que ele não estoure na mão do colaborador que vai recolher o material. É recomendado o uso de um segundo saco para reforçar.


2° REGISTRE

Registre a sua separação e compartilhe nas redes sociais com a hashtag #EuCuidoEuSeparo #LimpaBrasil #DiaMundialdaLimpeza e marque @limpabrasil. Poste nos stories e desafie outras pessoas a fazerem o mesmo separando seus resíduos e destinando corretamente.


3° DESTINE CORRETAMENTE

Descarte o resíduo reciclável no dia da coleta seletiva ou destine para um catador, cooperativa de reciclagem ou ecoponto da sua região. Com uma rápida pesquisa na internet você pode encontrar se há pontos de descarte de material reciclável na sua região e os endereços.

Você pode também entregar o material em um ecoponto ou drive thru ambiental. Encontre um ecoponto no nosso mapa AQUI

MAPEAMENTO DE PONTOS VICIADOS DE LIXO

Você já se deparou ou até mesmo convive perto de um local com descarte inadequado e recorrente onde as pessoas jogam lixo e entulho? Neste Dia Mundial da Limpeza, que tal participar do mapeamento dos pontos viciados de lixo? Seja um agente de mudanças ajudando a mapear o problema para que soluções sejam colocadas em prática. É simples e todos podem participar!

 

1° BAIXE O APP

Baixe o aplicativo Qzela no seu celular e faça login ou crie uma conta.

 

2° PARTICIPE DO EVENTO

Para confirmar sua participação basta ir em “Meu Perfil” > Eventos > #EuCuidodoMeuQuadrado > e aceitar os termos e já está cadastrado e pronto para participar dessa ação e somar pontos por cada participação

 

3° ABRA UMA NOVA OCORRÊNCIA

Quando estiver próximo de um ponto viciado, abra o app e crie uma ocorrência na categoria #EuCuidodoMeuQuadrado > Descarte Irregular de Lixo

 

4° REGISTRE E LOCALIZE

Tire fotos ou grave um vídeo do ponto viciado, indique o local no mapa e pronto!

 

Saiba mais em: www.limpabrasil.org/eucuidodomeuquadrado/pontosviciados

ELIMINAÇÃO DE PONTOS DE FOCOS DE DENGUE

Confira as dicas para eliminação do criadouro do mosquito:

 

2. PREPARES-SE PARA A LIMPEZA

Baixe o check-list orientativo aqui e realize a sua limpeza.

CADASTRE-SE COMO VOLUNTÁRIO

Vai participar dessa atividade? Cadastre-se como voluntário e garanta um certificado de participação após a ação!

FIQUE POR DENTRO

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhuma novidade sobre o Dia Mundial da Limpeza. Convide seus amigos, familiares e compartilhe as publicações em suas redes sociais para alcançar mais pessoas!

       

 

CHEGOU O DIA!

Participe do Dia Mundial da Limpeza no dia 16 de setembro realizando qualquer das atividades propostas e compartilhe suas fotos e vídeos com as hashtags #DiaMundialdaLimpeza2023 #WorldCleanupDay2023 #limpabrasil #teoriaverde. Marque @limpabrasil e @teoriaverde em suas postagens.

Tradutor