[GUIA] Como participar como líder no Dia Mundial da Limpeza?

[GUIA] Como participar como líder no Dia Mundial da Limpeza?

Dia Mundial de Limpeza (World Cleanup Day) é a maior ação cívica do planeta, realizada pelo movimento global Let’s do it! e mobilizado no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, engajando voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças, parques, manguezais, rios, etc. Em setembro, mais de 190 países estarão mobilizados para 24 horas de limpeza pelo planeta. FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

Já na sua segunda edição realizada em 2019, o World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza) uniu mais de 20 milhões de pessoas para limpar suas cidades simultaneamente. No Brasil contamos com a participação de mais de 1.200 municípios e 300 mil voluntários! Em 2020 e 2021 seguimos com ações individuais e a partir de 2022 voltamos com os mutirões de limpeza em grupo!

OUTROS GUIAS:

[GUIA] Como participar como voluntário no Dia Mundial da Limpeza?

Confira um passo a passo de como participar sendo um líder na sua cidade.


PASSO A PASSO (LÍDERES)

  • Qual a função de um líder?

    Um líder do Dia Mundial da Limpeza é um engajador! Mobiliza pessoas de todas as idades para se juntarem em mutirões de limpeza, organiza esses eventos e junta o maior número possível de pessoas para limparem algum local especifico como praia, rio, praça, rua, etc.

    Faça contato com lideranças, escolas, agentes de saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Comunicação, engajadores, rádio, TV, jornais, bote a boca no trombone, quanto mais pessoas ficarem sabendo mais e mais poderão ser sensibilizadas e engajadas para participarem!

    Além dos mutirões de limpeza, adotamos o conceito #EuCuidodoMeuQuadrado já em duas edições, com o objetivo de que cada voluntário participe mesmo de dentro da sua própria casa realizando alguma das atividades propostas (Limpeza ambiental, digital, solidária e mental) além de outras atividades que poderão ser realizadas e incentivadas como ecopontos/drive thrus ambientais, atividades de educação ambiental em escolas, limpezas subaquáticas etc.

  • Cadastre-se ou atualize seu cadastro

    Cadastre-se como um líder organizador na sua cidade. Se você participou como líder das edições anteriores, é necessário a atualização do cadastro que comprovará a sua participação neste ano. Para isso, basta realizá-la no link abaixo.

  • Entre na comunidade

    Entre na comunidade do Whatsapp ou Telegram e não perca nenhuma novidade!

     

     

  • Reuniões

    Participe das reuniões semanais de líderes. Enviaremos o link de acesso pelo grupo do Telegram e Whatsapp e pelo e-mail cadastrado. As reuniões serão realizadas através do Zoom.

  • Materiais de Comunicação

    Faça download dos materiais de comunicação e compartilhe nas redes sociais: Clique aqui

    Use os materiais de comunicação para anunciar ao maior número de pessoas da sua cidade de que haverá o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) e como poderão participar.

    Toda semana teremos materiais novos sendo inserido nas pastas, cada líder poderá criar os próprios ou inserir a logo da sua instituição e parceiros.

    Poderá ainda engajar pessoas que queiram fazer lives sobre os temas ambientais (reciclagem, compostagem, plantio, horta, etc) e sobre temas que auxiliem no mutirão mental (meditação, yoga, exercícios físicos, danças, cantores, contadores de história, práticas espiritualistas, entre outros).

  • Registre seu evento

    Na página oficial você confere a lista de atividades propostas para este ano além do mutirão de limpeza (limpeza ambiental, digital, mental, ecoponto, programação de lives e outras). Engaje voluntários para participarem da sua ação de limpeza ou de uma das atividades.

    Outras atividades:

    Cadastre-se para fazer uma live no Dia Mundial da Limpeza: www.limpabrasil.org/diamundialdalimpeza/lives

    Cadastre um ponto de recebimento de materiais recicláveis (ecoponto) ou drive thru ambiental: https://bit.ly/dml23-ecoponto

    Educação Ambiental com envolvimento de escolas com oficinas e capacitação de professores.

    Confira o passo a passo de como ser um voluntário no Dia Mundial da Limpeza.

  • Relatório

    Após o dia da ação, acesse o link abaixo e preencha com o relatório de resultados das atividades que você realizou:

    Formulário das ações gerais: https://bit.ly/resultadosdml22

    Formulário para mutirão de limpeza com triagem detalhada: https://bit.ly/resultadosdetalhadodml22

    O seu relatório fará toda a diferença, pois será enviado para o Lets do It World e poderá nos direcionar em novas ações, inclusive para o combate ao lixo do mar.

  • Certificado

    Todos os voluntários participantes das ações do Dia Mundial da Limpeza cadastrados receberão um certificado de 30 horas no e-mail. Confira o passo a passo de como ser um voluntário no Dia Mundial da Limpeza.

    Todos os líderes receberão um certificado específico por e-mail também.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Facebook | Instagram | Twitter

Leave a Reply

Tradutor