Eu Reciclo! E Você?

Home / Eu Reciclo! E Você?
Programa Eu Reciclo! E Você?

O objetivo geral do programa é estimular a cultura da reciclagem, empreendedorismo e economia circular em parceria com as escolas. Dentre algumas das ações está a capacitação de alunos do último ano do ensino fundamental e ensino médio para atuarem como agentes transformadores e gerar recurso para a formatura dos alunos e pequenos reparos nas escolas.

Pequenos Gestos

Para mais informações e cadastro de escolas no programa, entre em contato: contato@limpabrasil.org

Aprenda a destinar os resíduos livres de COVID-19:

O Brasil não pode andar para trás nas conquistas da reciclagem. O Instituto Limpa Brasil e o app QZela ajudam você a destinar corretamente os seus resíduos em época de quarentena.

Durante o período de quarentena, o maior receio dos profissionais da coleta é a contaminação. No entanto, há meios seguros de se descartar o “lixo” (resíduo) e ainda poder contribuir com a coleta seletiva por meio da tecnologia de georreferenciamento do app QZela

Baixe o app QZela na loja de aplicativos do seu celular e comece a descartar o seu lixo corretamente (confira abaixo todas as dicas). Registre a ocorrência #EuCuidodoMeuQuadrado > “Eu Separo em Casa” no app. Envie uma foto do material que foi descartado e pronto! Comece agora a exercer sua participação na cidadania.

Veja como é fácil fazer a sua parte!

Separação

Separe seu resíduo em pelo menos 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeito.

Descontaminação

Se possível, o recomendado é armazenar o resíduo por 72 horas.

Descarte

Descarte o resíduo reciclável somente no dia da coleta seletiva e após o período de descontaminação.

COVID-19

Se houver caso confirmado de COVID-19 na sua residência, não faça a separação. Deposite todo seu resíduo reciclável, composto e rejeito no mesmo saco e descarte no dia da coleta comum. ATENÇÃO: Luvas e máscaras devem ser descartados em lixo comum.

Atenção

Nunca preencha o saco de lixo até o limite de sua carga, para que ele não estoure na mão do colaborador que vai recolher o material. É recomendado o uso de um segundo saco para reforçar.

Registre

Ao descartar o seu “lixo” seguindo os passos indicados pela OMS e Instituto Limpa Brasil, você pode registrar a ocorrência #EuCuidodoMeuQuadrado > “Eu Separo em Casa” do app QZela. Envie uma foto do material que foi descartado, e pronto! Em menos de 20 segundos, contribui com um planeta mais limpo e seguro.

  • Resíduos recicláveis

    São compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro.

  • Rejeitos

    São os resíduos não recicláveis, compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes, etc) e outros resíduos de limpeza.

  • Resíduos orgânicos

    Consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas, etc).

Reciclagem em Libras

Vamos aprender os sinais de reciclagem ? Vamos ajudar o nosso planeta!

Cartilha

Baixe a cartilha e aprenda a reciclar com o Tiãozinho!

Fique por dentro

 

Baixe materiais gráficos para imprimir e usar:

 

Dias e horários de coleta em São Paulo:

 

Dicas simples para ajudar na coleta seletiva:

Tradutor