DIA DA
LIMPEZA DIGITAL

Dia da Limpeza Digital

16 Março 2024

O Dia da Limpeza Digital (Digital Cleanup Day) é um dia dedicado a limpar as nossas vidas digitais, tal como limpamos o nosso ambiente físico no Dia Mundial da Limpeza. Iniciativa global que visa aumentar a consciencialização sobre a poluição digital e incentivar indivíduos e empresas a organizar a sua presença online, contribuindo para a redução das emissões de CO2

Como fazer uma limpeza digital?

  • LIMPE SEU SMARTPHONE

    • Remova todos os aplicativos que você não usa há algum tempo ou usa apenas algumas vezes. Exclua todos os aplicativos e jogos desnecessários e antigos que você baixou e nunca usou. Eles consomem energia mesmo quando não estão em uso e pode consumir centenas de megabytes mensais de dados para atualizações.

    • Não se esqueça de excluir todas as contas de usuário (incluindo e-mails) e todos os seus dados que você criou quando tinha 15 anos e não os acessou por uma década. Você vai acelerar o seu telefone e aumentar o tempo da bateria, sempre vale a pena ter o mínimo de aplicativos necessário.

    • Reveja suas fotos e vídeos. Excluindo o desnecessário e as duplicatas, você pode liberar dezenas de gigabytes de valioso armazenamento.

  • LIMPE SEU COMPUTADOR

    Limpe seu PC e exclua arquivos duplicados ou inúteis. Organize suas fotos, exclua duplicatas e as desfocadas, faça o mesmo com os vídeos e exclua os arquivos desnecessários. Guarde somente os arquivos importantes. Esteja preparado para encontrar coisas realmente incríveis no seu computador!

  • LIMPE SEUS E-MAILS

    Filtre e-mails pelo mais antigo e arquive-os. CANCELE ASSINATURA de newsletters que você não lê. Selecione conversas longas, escolha a mais recente e EXCLUA todo o resto. Pesquise nomes comuns, endereços e palavras para arredondar e-mails semelhantes para que você possa lidar com eles em massa. Seja corajoso e clique no botão EXCLUIR.

  • ENCONTRE OUTRAS ALTERNATIVAS

    • Em vez de enviar e-mails, use mais locais de trabalho colaborativo. Pare de enviar e-mails de ‘ok’ e ‘obrigado’!  Mantenha os arquivos importantes em uma nuvem em um só lugar para que não haja necessidade de manter o mesmo arquivo em todos os computadores. Pense primeiro antes de fazer backup. Crie menos “conteúdo rápido” e seja mais intencional com seus vídeos e fotos. Certifique-se de fazer backup apenas dos arquivos necessários e das fotos que você adora.

    • Pequenas mudanças em seus hábitos de Internet, como desligar o vídeo durante uma reunião virtual, reduzir a qualidade dos serviços de streaming, diminuir o tempo de jogo, limitar o tempo nas mídias sociais e cancelar a assinatura de boletins e listas de e-mail podem reduzir significativamente sua pegada ambiental!

Acesse os guias de limpeza

Você Sabia?

No mundo digital, assim como no meio ambiente, existe uma grande quantidade de lixo. E-mails, arquivos, aplicativos, cópias de fotos e vídeos desnecessários são lixo digital. Esse lixo digital cria poluição digital que continua a consumir energia mesmo quando a esquecemos. O lixo digital fica guardado nos backups dos servidores que nos fornecem serviços em nuvem e continuam consumindo eletricidade. Alguns estudos estimam que em uma década a rede da Internet consumirá 20% da energia total mundial.

A cada ano, a Internet e seus sistemas de suporte produzem 900 milhões de toneladas de CO2, mais que a produção anual de toda a Alemanha.

Se excluirmos todos os arquivos, aplicativos, fotos e vídeos desnecessários, não estaremos apenas economizando uma enorme quantidade de CO2, mas também estendendo a vida útil de nossos gadgets, nos sentiremos mais equilibrados e assumiremos o controle de nossas vidas, forjando novos hábitos digitais, e seremos mais eficientes e satisfeitos. Parece uma situação em que todos ganham!

 

• Um funcionário que participa de 15 horas de reuniões online com a câmera ligada, gera 9,4 kg de CO2 por mês. Ao desligar o vídeo, ele economizaria a mesma quantidade de emissões que são criadas ao carregar um smartphone todas as noites por mais de 3 anos (1151 dias).

O Google usa 15.616 MWh de energia por dia, isso é mais do que a Represa Hoover produz e abasteceria um país inteiro com 1 milhão de habitantes por um dia.

Com a energia que você usa para streaming de vídeo (em média 2 horas por dia), você poderia se deslocar até 3.000km ou 2.000 milhas com uma scooter elétrica por ano. Esse é um orçamento de transporte de 8 km ou 5 milhas por dia!

Se 70 milhões de assinantes de streaming diminuíssem a qualidade de vídeo de HD para Standard, haveria uma redução mensal de 3,5 milhões de toneladas de CO2, o equivalente a eliminar 6% do consumo mensal total de carvão nos Estados Unidos.

 

REGISTRE OS SEUS ESFORÇOS

Envie os seus resultados e garanta um certificado de participação!

FIQUE POR DENTRO

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhuma novidade sobre o Dia Mundial da Limpeza. Convide seus amigos, familiares e compartilhe as publicações em suas redes sociais para alcançar mais pessoas!

       

 

CHEGOU O DIA!

Participe do Dia Mundial da Limpeza no dia 16 de setembro realizando qualquer das atividades propostas e compartilhe suas fotos e vídeos com as hashtags #DiaMundialdaLimpeza2023 #WorldCleanupDay2023 #limpabrasil #teoriaverde. Marque @limpabrasil e @teoriaverde em suas postagens.

Tradutor