Dia do Meio Ambiente e Oceanos

Home / Dia do Meio Ambiente e Oceanos

Dia do Meio Ambiente e Oceanos | 5 a 8 junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data para ação ambiental. Desde 1974, é celebrado todos os anos em 5 de junho, incentivando governos, empresas, celebridades e indivíduos a concentrarem seus esforços em uma questão ambiental premente. Participe conosco da nossa programação comemorativa dos dias 5 a 8 de junho.

Já o dia Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day) é celebrado em 8 de junho, e tem como objetivo relembrar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra. E, para isso, são realizadas várias atividades de conscientização civil sobre os perigos enfrentados atualmente pelos oceanos.

Programação Online

PARTICIPE ATRAVÉS DAS AÇÕES

A campanha #CombataAPoluiçãoPlástica, do Dia Mundial do Meio Ambiente 2023, convoca uma ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar nosso planeta.

Participe do Dia do Meio Ambiente e Oceanos realizando uma ou mais atividades propostas. Vamos juntos celebrar a vida do nosso planeta e espalhar o alerta. Juntos no #CombateAPoluiçãoPlástica

MUTIRÃO DE LIMPEZA

Faça uma limpeza na sua rua ou participe de um mutirão de limpeza de praias, praças, ruas, parques, etc.

Saiba mais

LIMPEZA AMBIENTAL

Faça uma limpeza ambiental separados os seus resíduos em 3 frações (rejeito, orgânico e reciclável).

Saiba mais

MAPEAMENTO DE PONTOS VICIADOS

Você já se deparou ou até mesmo convive perto de um local com descarte inadequado e recorrente onde as pessoas jogam lixo e entulho?  Seja um agente de mudanças ajudando a mapear o problema!

Saiba mais

PROGRAMAÇÃO ONLINE

Participe da programação online para a Semana do Meio Ambiente e Oceanos. A programação será composta por lives, palestras, workshops, seminários, aulas, congressos e eventos online ou presenciais que serão realizadas a partir do dia 1 de junho.

Saiba mais

PLANTIO DE ÁRVORES

Faça uma ação de plantio de mudas e árvores frutíferas ou participe de um mutirão de plantio. O reflorestamento é uma das formas mais importantes e acessíveis pelas quais as pessoas podem contribuir para resolver os desafios da mudança climática!

Saiba mais

ASSINE A PETIÇÃO: PACTO 2050

Pela despoluição das nossas nascentes, côrregos, rios e mares. O grupo organizador irá entregar as assinaturas formalmente à Frente Parlamentar em Defesa do Mar. Assine o abaixo-assinado e junte-se à essa iniciativa de diversas organizações e indivíduos nessa luta.

Saiba mais

Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data para ação ambiental. Desde 1974, é celebrado todos os anos em 5 de junho, incentivando governos, empresas, celebridades e indivíduos a concentrarem seus esforços em uma questão ambiental premente. O tema global do Dia Mundial do Meio Ambiente se concentrará em soluções para a poluição plástica #CombataAPoluiçãoPlástica.

O mundo está sendo inundado por plástico. Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que de 19 a 23 milhões de toneladas acabem em lagos, rios e mares. Atualmente, o plástico entope nossos aterros sanitários, vaza para o oceano e é transformado em fumaça tóxica, o que o torna uma das maiores ameaças ao planeta.

Além disso, o que é menos conhecido é que os microplásticos chegam aos alimentos que comemos, à água que bebemos e até mesmo ao ar que respiramos. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, que podem representar uma ameaça à nossa saúde.

A boa notícia é que temos ciência e soluções para enfrentar o problema – e muita coisa já está acontecendo. O que é mais necessário agora é uma onda de pressão pública e política para ampliar e acelerar as ações de governos, empresas e outras partes interessadas para resolver essa crise. Isso ressalta a importância de este Dia Mundial do Meio Ambiente mobilizar ações de todos os cantos do mundo.

O Dia Mundial do Meio Ambiente de 2023 mostrará como os países, as empresas e os indivíduos estão aprendendo a usar o material de forma mais sustentável, oferecendo esperança de que um dia a poluição por plásticos será história.

Década da Ciência Oceânica

A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) no Brasil foi lançada oficialmente com uma série de eventos online para incentivar a reflexão sobre as ações urgentes e necessárias para o uso e proteção do espaço costeiro e marinho no país.

A Década foi proposta pelas Nações Unidas para conscientizar a população em todo o mundo sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares.

No Brasil, o planejamento das ações para a Década é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), representante científico da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

Fique por dentro

Blog

Cartilha

Baixe a cartilha e aprenda a reciclar com o Tiãozinho!

Limpa Brasil
comatitude
Malala
arcadis
beachpark
QZela
LOGO PACTO
Tradutor