Dia Mundial da Limpeza 2019 envolve o maior número de voluntários no planeta!

Dia Mundial da Limpeza 2019 envolve o maior número de voluntários no planeta!

20 milhões de pessoas em 180 países e territórios se uniram para o segundo Dia Mundial de Limpeza (WCD) em 21 de setembro de 2019. Em comparação com 2018, mais de 2 milhões de pessoas e 23 países adicionais aderiram a essa varredura de limpeza em todo o mundo. Mais uma vez, o Dia Mundial da Limpeza de 2019 partiu da ilha de Fiji e terminou 24 horas depois no Havaí.

O Dia Mundial da Limpeza de 2019 foi coordenado pelo Let’s Do It Kosovo. A equipe é modelo do movimento desde 2010. No ano passado, mobilizou 195.000 pessoas, 14% da população, para o evento. O foco principal deste ano foi a criação da sede global em Pristina. O coordenador e anfitrião do Dia Mundial da Limpeza deste ano, Luan Hasanaj, observou: “Sediar o Dia Mundial da Limpeza de 2019, além de ser uma experiência valiosa, ajudou a aumentar a credibilidade do Let’s Do It Kosovo. Os maiores desafios, comunicação com a rede e garantia de fundos, foram superados com um excelente trabalho em equipe.”

No Quênia, 23.000 pessoas saíram para limpar seu país, um pouco mais do que no ano passado. As instituições governamentais mostraram mais interesse este ano e o número de jovens que se voluntariaram na ação foi impressionante. A coordenadora nacional da limpeza no Quênia, Christine Sayo, disse: “É uma história que vale a pena contar, porque muitos jovens não recebem crédito suficiente pelo trabalho que realizam. Há uma tendência a menosprezar as iniciativas lideradas por jovens e rotulá-los como causadores de problemas e ociosos. Estou particularmente emocionada com os jovens líderes que, além dos desafios de serem jovens, tiveram que superar as barreiras patriarcais da sociedade para tornar este dia um sucesso.”

“O Dia Mundial da Limpeza é um grande sucesso apenas por causa da devoção e compromisso intermináveis de líderes e voluntários de países ao redor do mundo”, disse Merili Vares, Diretora Executiva da Fundação Let’s Do It. No ano passado, quando a maior ação cívica global para limpar o mundo do lixo foi realizada pela primeira vez, a equipe da Fundação Let’s Do It estava ocupada em coordená-lo. Este ano, a equipe experimentou o esforço como voluntários, participando de uma limpeza na Estônia e ajudando no call center local. Vares acrescentou: “Embora o número de participantes na ação este ano tenha sido ainda maior que no ano passado, podemos afirmar que a ‘cegueira do lixo’ está diminuindo: o Dia Mundial da Limpeza está curando as pessoas dessa condição”. As pessoas que percebem o problema de lixo mal administrado ao seu redor incentivam os dissidentes entre os administradores e empresas a tomar medidas ambiciosas para manter seus países limpos. [1]

O próximo Dia Mundial da Limpeza será realizado em 19 de setembro de 2020.

Veja a galeria constantemente atualizada do Dia Mundial da Limpeza de 2019 ao redor do mundo aqui.

Dia Mundial da Limpeza no Brasil

Com mobilização nacional do Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, 300 mil voluntários em mais de 1200 cidades participaram do Dia Mundial da Limpeza no Brasil!

 O evento realizado em mais de 1200 cidades brasileiras foi noticiado em diversos jornais, emissoras de televisão e outros, gerando difusão em grandes veículos como Exame, IstoÉÉpoca Negócios e BOL.

Confira algumas das noticias veiculadas sobre o evento no Brasil:

Agência Brasil 

Ministério do Meio Ambiente comemora o Dia Mundial da Limpeza 

Rio faz mutirão nas praias no Dia Mundial da Limpeza 

GLOBO 

SP 1 – Voluntários se reúnem para recolher lixo em pontos da Grande São Paulo (Entrevista Edilainne)

SP 2 – São Paula celebra o dia mundial da limpeza

Jornal Tribuna (Santos) – Dia Mundial da Limpeza de praias e rios é comemorado nesta sexta, 20

RJ 2 – Dia Mundial da Limpeza é realizado em Angra e Paraty 

MG 1 – Preservação do meio ambiente (Início em 26’43”)

MG 2 – Dia Mundial da Limpeza é comemorado em Valadares 

Meio Dia Paraná – Mutirão retira lixo do Rio Atuba 

Jornal Liberal Pará – Ação de conscientização celebra o Dia Mundial da Limpeza 

Bom dia Amazônia – Manaus participa do Dia Mundial da Limpeza

Bom dia Mirante – Dia Mundial da Limpeza é comemorado no Maranhão  

NE 1 (Pernambuco) – Voluntários coletam lixos no Recife em Paulista no Dia Mundial da Limpeza 

BAND

Jornal da Band – Dia mundial da limpeza tem ações para recolher lixos

RedeTV

RedeTV News – Dia Mundial da Limpeza tem mutirões por todo o país

Record

Jornal da Record – Voluntários em todo mundo participam do Dia Mundial da Limpeza 

TV Cultura

Jornal da Cultura – Dia Mundial da Limpeza

TV UOL

https://tvuol.uol.com.br/video/dia-mundial-da-limpeza-tem-acoes-para-recolher-lixo-0402CD1C3562C0B96326

 

Fundação Let’s Do It

A Fundação Let’s Do It tem como objetivo unir a comunidade global, conscientizar e implementar mudanças reais para alcançar seu objetivo final: um planeta limpo e saudável. A história da Fundação começou na Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se uniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Em 2011, a Fundação Let’s Do It foi criada para espalhar esse modelo para limpar um país em um dia. Em 2019, a Fundação Let’s Do It, juntamente com outras equipes organizadoras do Dia Mundial da Limpeza, estabeleceu formalmente uma organização associativa “ONG Let’s Do It World”. Uma de suas tarefas é escolher a equipe principal do país organizador para o dia de limpeza do ano seguinte.

[1] O plano Keep It Clean é um conjunto de diretrizes que descrevem princípios e visão gerais para o gerenciamento de recursos e resíduos, juntamente com soluções passo a passo e exemplos de melhores práticas. Ele atuará como um documento geral de apoio a todas as comunidades que desejam melhorar sua situação de resíduos e que desejam desenvolver sua própria estratégia local / nacional / regional.

Leave a Reply

Tradutor