Maior movimento mundial de cidadania e cuidado ao meio ambiente.

Limpa Fortaleza 2016.

 

 

O maior movimento mundial de cidadania e cuidado com o meio ambiente

 

Fortaleza é a primeira cidade do Brasil a receber o Movimento Limpa Brasil Let’s do It! pelo terceiro ano consecutivo. Desde o primeiro ano o movimento foi recebido de braços abertos pelos Fortalezenses e também pelo governo municipal e principalmente pelas empresas. Em decorrência do processo contínuo nas ações ainda no mês de outubro será apresentada a primeira escola ponto permanente de entrega de materiais recicláveis da cidade. Além, da capacitação dos professores, os alunos estão sendo conscientizados e mobilizados para separarem o material reciclável em suas residencias e traze-los para a escola. Todo esse material coletado terá a destinação correta e ainda a inclusão social e a geração de renda  para varias famílias de catadores, pois, o material recolhido será destinado para associação de catadores.

O projeto propõe estratégias que trabalharam com o empoderamento dos alunos ao trabalhar a educação para a sustentabilidade e o fortalecimento da consciência do ser coletivo por meio do aprendizado sobre a gestão dos resíduos sólidos, reciclagem e o sentimento de pertencimento para com a sua cidade, bairro e rua.
O Programa Limpa Brasil – Let’s do it! chegou à cidade de Fortaleza em 2014 e desde lá vem trabalhando em conjunto com a prefeitura, Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) e outros órgãos públicos e também com importantes atores dos setor privado da região. Além disso, tem realizado um excelente trabalho em parceria com as escolas de Fortaleza e região trilhando um importante caminho de construção coletiva em prol de um mundo mais sustentável.

O ano passado, estima-se que a ação do Limpa Brasil – Let’s do it! contou com a participação de aproximadamente 30 mil pessoas, entre voluntários, integrantes da organização e representantes das instituições apoiadoras e patrocinadoras, da administração pública, da imprensa e do público presente no show. No dia 24 de outubro de 2015, Fortaleza recebeu a ação do Movimento Limpa Brasil Let’s do it! onde foram recolhidas aproximadamente 42 toneladas de material reciclável da cidade. O material recolhido pela SLU/EcoFor foi entregue às cooperativas de catadores de material reciclável, gerando trabalho e renda para centenas de famílias.

O ano de 2016 traz novas oportunidades na parceria do Programa Limpa Brasil – Let’s do it! e a cidade de Fortaleza, o programa está dividido basicamente em dois subprogramas: o de “Educação para a Sustentabilidade” que se subdivide nos processos de Capacitação e Gincana Escolar e o de “Coleta Seletiva de Boas Ideias” que se subdivide nos concursos Escrevendo a Sustentabilidade e Empreendedor Sustentável.

A estrutura básica do programa é descrita no gráfico abaixo:

1

 

Com esse formato o Programa Limpa Brasil – Let’s do it ! Fortaleza 2016 pretende configurar um processo coeso, bem estruturado e de longo prazo.
Saiba quem são as empresas que estão tornando realidade a mudança através de ações praticas de sustentabilidade, como o simples fato de descartar de forma correta os resíduos gerados.

 

 

Voltar para o Topo