Maior movimento mundial de cidadania e cuidado ao meio ambiente.

Perguntas e Respostas

Tudo que você precisa saber para ser um catador

O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente! A ideia é convidar os cidadãos para retirar o lixo que foi descartado irregularmente nas ruas das cidades em um dia. E incentivar a reflexão para a mudança do hábito de jogar lixo fora do lixo e reciclar o resíduo que produzimos.
A principal meta é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e fomentando a cultura da reciclagem no Brasil.
O Let’s do it! é um movimento que surgiu na Estônia, em 2008, idealizado pelo ambientalista Rainer Nölvak, e está alcançando o mundo tudo. A proposta era limpar todo o país com a ajuda da sociedade civil e de empresas parceiras. Assim, eles conseguiram coletar um total de 10 mil toneladas de resíduos com a colaboração de 50 mil voluntários no período de cinco horas. O lixo que foi retirado era histórico, ou seja, estava depositado em terrenos e florestas há muitos anos, visto que na atualidade os cidadãos não tem mais o hábito de jogar lixo fora do lixo.
Para participar basta se inscrever em nosso site e, no dia da ação, coletar os resíduos descartados irregularmente em seu bairro e leva até um Ponto de Entrega.
No mundo todo, os países ou regiões envolvidas no Let’s do it! são: Afeganistão, Albânia, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bangladesh, Barbados, Benim, Bulgária, Burkina Faso, Camboja, Cazaquistão, Chile, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Croácia, Cuba, Chipre, Congo, El Salvador, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos da América, Estônia, Filipinas, Finlândia, França, Gâmbia, Gana, Geórgia, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, Kosovo, Letônia, Libéria, Lituânia, Macedônia, Ilhas Maurício, Marrocos, Moldávia, Montenegro, Nepal, Nigéria, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Senegal, Sérvia, Sri Lanka, Sudão, Tailândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Ucrânia e Vietnã.
O lixo úmido é aquele que tem como destino único o aterro sanitário ou a compostagem – para gerar adubo. Em geral, é formado por cascas de frutas e legumes, restos de comida, papel não reutilizável como papel higiênico e guardanapo, restos de madeira entre outros. Já o lixo seco é todo material inorgânico que não estraga e pode ser reciclado. São eles, papel, papelão, embalagens, metais, alumínios, vidros, plásticos, garrafas PET. Alguns materiais do nosso cotidiano não são passíveis de reciclagem, como papel plastificado, papel carbono, cerâmicas, lâmpadas entre outros..
No dia da ação, recomendamos que os voluntários retirem das ruas o lixo seco, ou seja, aqueles resíduos que os catadores conseguirão triar e enviar para a reciclagem. O lixo úmido, os resíduos não recicláveis e entulhos – pneus, sofás antigos, eletrodomésticos etc, são recolhidos pelo serviço de limpeza urbana, que já faz esse trabalho diariamente, porém, neste dia, atuará em parceria com o Limpa Brasil.
Todos os resíduos coletados e depositados nos sacos verdes devem ser levados ao Ponto de Entrega mais próximo. Os endereços serão divulgados no blog da cidade, algumas semanas antes da ação.
Os resíduos recicláveis que chegam ao Ponto de Entrega são devidamente enviados as cooperativas de catadores de materiais recicláveis da cidade, em uma parceria com o Limpa Brasil, onde serão separados e preparados para a reciclagem e reaproveitamento. O lixo úmido é coletado pelo serviço de limpeza urbana e enviado a um aterro sanitário. Vale lembrar que essa ação de cidadania não apenas colabora para a limpeza dos espaços, mas também para a geração de trabalho, já que os resíduos coletados são convertidos em renda para os catadores.
A recomendação é que sejam coletados apenas materiais recicláveis, para que os voluntários não tenham contato direto com lixo orgânico. No entanto, caso aconteça de chegarem resíduos úmidos ou entulho ao Ponto de Entrega, eles serão retirados pelo serviço de limpeza urbana.
A proposta principal do movimento Limpa Brasil Let’s do it! é a retirada dos resíduos descartados irregularmente em locais públicos, mas mesmo assim, os voluntários podem levar materiais recicláveis de suas casas, visto que muitas vezes não há o serviço de coleta seletiva instalado no bairro ou na cidade, e assim, esses materiais terão uma destinação correta.
Diversos resíduos são tóxicos ao meio ambiente e podem prejudicar muito a natureza e a sociedade se forem descartados indevidamente. A recomendação é que os voluntários levem pilhas e baterias a locais apropriados de descarte, pois contém metais pesados e podem ser confundidas em sacos com outros resíduos coletados. Já os resíduos eletrônicos que contenham pedaços plásticos podem ser recolhidos entregues no Ponto de Entrega, porém devem ser manejados com cuidado.
Os catadores de materiais recicláveis são profissionais que atuam na coleta seletiva, recolhendo materiais recicláveis como papel, plástico, papelão e vidro, provenientes das ruas, aterros sanitários, e coleta porta a porta residencial ou comercial. O Limpa Brasil conta com a parceria do Movimento Nacional dos Catadores que auxilia a articulação local do projeto com as cooperativas, responsáveis pela absorção dos materiais recicláveis recolhidos. Além disso, os catadores exercem a importante função de organizar as atividades de limpeza, dando um destino adequado para todos os resíduos que chegam aos Pontos de Entrega e também, ensinando aos voluntários as questões que envolvem a produção de lixo e a reciclagem no país hoje.
Voltar para o Topo