Dia da Terra

Home / Dia da Terra

DIA DA TERRA

O tema do Dia da Terra 2024 é  “Planeta vs Plástico – Por mais Educação Ambiental”, com a missão de reduzir a produção de plástico em 60% antes de 2040, diversificar, educar e ativar o movimento ambientalista em todo o mundo. Conscientização sobre o Descarte Responsável é a nossa bandeira este ano! Junte-se ao Limpa Brasil, EARTHDAY.ORG e a mais de 1 bilhão de participantes em todo o mundo e entre em ação no dia 22 de abril.

PLANETA VS PLÁSTICO

Conscientização sobre o Descarte Responsável

Junte-se a mais de 1 bilhão de participantes em todo o mundo e entre em ação no dia 22 de abril

É vital reconhecer o problema do plástico, desde os microplásticos até os itens de uso único, e agir com consciência para separar adequadamente esses resíduos, integrando-os novamente na cadeia produtiva. Recusar, Reciclar, Reutilizar: Três R’s para um Futuro Sustentável

A poluição plástica é um desafio global que ameaça ecossistemas, reduz a biodiversidade e intensifica o aquecimento global, com sérias implicações para a saúde humana. Uma maneira de contribuir para a solução é adotar uma postura consciente e informada sobre o que fazer, aplicando os princípios dos três Rs: recusar, reciclar e reutilizar.

O Dia da Terra é uma oportunidade para homenagear e celebrar nosso extraordinário planeta, ao mesmo tempo que nos lembra da importância da conservação ambiental e da sustentabilidade. Este é um chamado à ação para nos unirmos em prol de um planeta mais saudável e de um futuro mais promissor.

Junte-se a Nós para Celebrar e Proteger Nosso Planeta

#PlanetaVsPlástico

Porque um futuro verde é um futuro próspero.

PARTICIPE DO DIA DA TERRA ATRAVÉS DAS AÇÕES

MUTIRÃO DE LIMPEZA

Faça uma limpeza na sua rua ou participe de um mutirão de limpeza de praias, praças, ruas, parques, etc. Você pode ainda fazer uma limpeza ambiental separados os seus resíduos em 3 frações (rejeito, orgânico e reciclável).

Saiba mais

MAPEAMENTO DE PONTOS VICIADOS

Você já se deparou ou até mesmo convive perto de um local com descarte inadequado e recorrente onde as pessoas jogam lixo e entulho?  Seja um agente de mudanças ajudando a mapear o problema!

Saiba mais

PLANTIO DE ÁRVORES

Faça uma ação de plantio de mudas e árvores frutíferas ou participe de um mutirão de plantio. O reflorestamento é uma das formas mais importantes e acessíveis pelas quais as pessoas podem contribuir para resolver os desafios da mudança climática!

Saiba mais

ALFABETIZAÇÃO CLIMÁTICA

Promova iniciativas de alfabetização climática em sua comunidade e escola, abordando a temática do Dia da Terra através de palestras, aulas e atividades práticas que incentivam os alunos a aprenderem sobre os cuidados com o planeta.

Saiba mais

ASSINE A PETIÇÃO: MODA SUSTENTÁVEL

Assinar petição

O LEGADO DO DIA DA TERRA

O primeiro Dia da Terra em 1970  mobilizou milhões de americanos para a proteção do planeta. Em 22 de abril de 1970, 20 milhões de americanos (10% da população dos EUA na época) foram às ruas, campus universitários e centenas de cidades para protestar contra a ignorância ambiental e exigir um novo caminho a seguir para nosso planeta. O primeiro Dia da Terra é creditado com o lançamento do movimento ambiental moderno e agora é reconhecido como o maior evento cívico do planeta.

O Dia da Terra levou à aprovação de leis ambientais de referência nos Estados Unidos, incluindo os Atos sobre Ar Limpo, Água Limpa e Espécies Ameaçadas de Extinção. Muitos países logo adotaram leis semelhantes e, em 2016, as Nações Unidas escolheram o Dia da Terra como o dia para assinar o Acordo Climático de Paris.

“Apesar desse incrível sucesso e décadas de progresso ambiental, nos deparamos com um conjunto ainda mais terrível, quase existencial, de desafios ambientais globais, da perda de biodiversidade às mudanças climáticas e à poluição plástica, que exigem ações em todos os níveis do governo”, disse Denis Hayes, organizadora do primeiro Dia da Terra em 1970 e presidente emérito da Rede Earth Day Network.

“O progresso diminuiu, os impactos das mudanças climáticas crescem e nossos adversários se tornaram mais bem financiados”, disse Kathleen Rogers, presidente da Rede do Dia da Terra. “Hoje nos encontramos em um mundo que enfrenta ameaças globais que exigem uma resposta global unificada.

VÍDEOS EDUCATIVOS

Tradutor