Oficina de intervenção física irá requalificar escadaria em Ermelino Matarazzo

Oficina de intervenção física irá requalificar escadaria em Ermelino Matarazzo

Nos dias 04 e 05 de maio a escadaria será transformada com oficinas de pintura nos degraus e patamares, construção de bancos e mesas em madeira e pneu e graffiti nos muros laterais.

A Cidade Ativa está liderando mais uma ação do Olhe o Degrau, dessa vez em Ermelino Matarazzo, em parceria com a EMEF João Franzolin Neto e apoio da Fundação Fenômenos. Localizada em uma praça no bairro Parque Cisper, a escadaria será transformada através de uma intervenção participativa simples e rápida para que as pessoas vislumbrem novas maneiras de ocupar o local.

Após meses de engajamento e atividades com a comunidade escolar, moradores do entorno e grupos locais, foi desenhado um projeto que priorizasse os desejos e necessidades de quem passa e usa a escadaria. Entrevistas e oficinas apontaram que os usuários gostariam de um local para brincar e desfrutar do espaço da praça, o que direcionou as principais frentes da intervenção: pintura nos degraus e patamares (com jogos visuais e brincadeiras), construção de mobiliário urbano (bancos e mesas) e brinquedos infantis, além de graffiti nos muros laterais.

Em parceria, o Limpa Brasil vai apoiar a intervenção com uma ação de limpeza do local, o Zoom Urbanismo Arquitetura e Design irá liderar uma oficina de mobiliário urbano e artistas da região vão desenvolver um mural de graffiti homenageando poetas locais. Além da intervenção na escadaria, a biblioteca da EMEF João Franzolin Neto também receberá uma doação de livros dos autores de Ermelino Matarazzo para que os alunos possam acessar a produção literária local. Toda a intervenção contará com a participação da comunidade escolar, estimulando nos principais usuários do local a responsabilidade e zeladoria da escadaria.

 

INFORMAÇÕES:

Quando: 04 e 05 de maio de 2018

Horário: das 9h00 às 18h00

Onde: Escadaria da Rua Pedra Lavrada, 575 – Parque Cisper, Ermelino Matarazzo (em frente à EMEF João Franzolin Neto)

Como chegar: Descer na Estação Guilhermina Esperança (Linha 3-Vermelha), pegar o ônibus 2722-31 – Jd. Verônia e descer no ponto da Rua Romelândia.

 

Realização:

Cidade Ativa

Apoio:

Fundação Fenômenos

EMEF João Franzolin Neto

Movimento Cultural Ermelino Matarazzo

Zoom Urbanismo Arquitetura e Design

Instituto Limpa Brasil

 

Sobre a Cidade Ativa:

Somos uma organização social que luta por cidades mais inclusivas, resilientes e saudáveis. Para nós, o lugar em que vivemos influencia nossos hábitos, nosso estilo de vida… e, ao mudarmos este lugar, podemos então transformar a vida das pessoas que por ali passam. Ao mesmo tempo, as cidades e seus espaços são pensados, planejados, construídos por pessoas. Quando vislumbramos novas maneiras de ser e de atuar, podemos mudar o ambiente à nossa volta, em um ciclo sem fim.   Por isso, atuamos nas duas frentes dessa mudança: estudamos e cocriamos intervenções nos espaços da cidade, ajudando a formar cidadãos que pensem e atuem diferente – para que eles então transformem suas comunidades.

 

Sobre a iniciativa Olhe o Degrau:

O Olhe o Degrau é uma iniciativa da Cidade Ativa que nasceu com o objetivo de trazer um novo olhar para escadarias da cidade de São Paulo e estimular uma mudança em seu uso. O projeto encara o desafio de revelar para as pessoas o potencial que as escadarias escondem, através de intervenções simples e participativas que permitem que esses lugares possam se reintegrar à rede de mobilidade a pé e serem utilizados como espaços públicos para atividades de permanência, proporcionando o encontro, o convívio e a prática de atividades física e de lazer na cidade.

https://cidadeativa.org/iniciativa/olhe-o-degrau/

 

Leave a Reply

Tradutor