Concentração de gases atinge recorde e ONU anuncia ‘nova era climática’

Concentração de gases atinge recorde e ONU anuncia ‘nova era climática’

Dados da organização indicam que esforços internacionais ainda não estão sendo suficientes para reverter tendência de emissões

 

GENEBRA – Apesar de todo o discurso de líderes internacionais sobre as ações que estão adotando para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, dados publicados nesta segunda-feira, 24, pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que nunca o volume desses gases atingiu tais proporções. Em 2015, a concentração de CO2 e outros elementos bateu um novo recorde. Para a ONU, essa tendência vai deixar o mundo “mais perigoso”

                                                                                                                   Foto: Ajay Verma/Reuters

Smoke rises from a chimney of a garbage processing plant on the outskirts of Chandigarh December 3, 2011. REUTERS/Ajay Verma/Files

     O CO2 é responsável por 65% do aumento do efeito estufa nos últimos dez anos

Segundo os cálculos, a concentração de CO2 atingiu pela primeira vez, em 2015, a marca simbólica de 400 partes por um milhão (ppm) e continua a “disparar em 2016”.

A taxa já havia sido atingida em algumas partes do mundo em 2015, “mas nunca em uma dimensão mundial durante um ano inteiro”. Os estudos também revelam que a concentração de CO2 permanecerão “acima de 400 ppm durante todo o ano de 2016 e não serão reduzidas para baixo desse nível durante muitas gerações”.

O fenômeno do El Nino teria colocado de forma decisiva para que houvesse uma aceleração na concentração. As secas em regiões tropicais acabaram afetando a capacidade dessas regiões em absorver os gases. Essas regiões, de uma forma geral, são responsáveis por absorver metade do CO2. Além disso, os incêndios causados justamente como consequência doo fenômeno do El Niño acabaram intensificando as emissões.

Estadão

Leave a Reply

Tradutor