Limpa Brasil Let’s do It! Nas Escolas – Ação Escola Municipal Narciso Pessoa

Limpa Brasil Let’s do It! Nas Escolas – Ação Escola Municipal Narciso Pessoa

Escola de Fortaleza, Narciso Pessoa, sob a coordenação do Prof. Harlei faz caminhada no bairro juntamente com os alunos e aprenderam na prática como o descarte de materiais recicláveis podem aumentar a proliferação do vetor Aedes Aegypti.

Educação para Sustentabilidade

Este subprograma está dividido em basicamente duas etapas: a Capacitação dos professores e a Gincana Escolar.

Capacitação

O processo de Capacitação é realizado com os educadores que estarão envolvidos com o Programa Limpa Brasil – Let’s do it ! Fortaleza 2016. Tratar-se-ão de 44h de atividades que focam o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, profissional dos participantes.

A partir de metodologias qualificadas de alcance de resultados, pretende-se estimular o aprimoramento da ação dos educadores dentro e fora do espaço escolar, despertando-os para o potencial de mobilização e articulação de cada um, bem como a própria capacidade realizadora. Neste sentido, a ação do Limpa Brasil – Let’s do it! nas escolas será apenas uma das diversas possibilidades de atuação que os educadores poderão desenvolver após esse processo de capacitação. Trata-se de uma parceria para a viabilização de mais uma ação prática mobilizadora.

Uma vez desenvolvidas as atividades de capacitação o grupo de educadores irá desenvolver a Gincana Escolar.

Gincana Escolar

O objetivo dessa segunda etapa é que sejam desenvolvidas atividades e projetos práticos que mobilizem o aluno e, se possível, a comunidade do entorno da escola. A ideia é que os macro valores universais da sociedade (como gentileza, responsabilidade, ética, respeito, paz, cuidado, harmonia, gratidão, dentre outros) sirvam de norte orientador e que reflitam nas atividades práticas desenvolvidas com a temática global do meio ambiente e do cuidar para o futuro.

Os projetos a serem realizados devem ser criativos e inovadores de acordo com a realidade e potencialidade de cada grupo escolar. Podem abarcar outros temas como a questão dos resíduos sólidos (reciclagem, reuso, coleta seletiva…), da água e o plantio de mudas.

A temática dos resíduos sólidos abrange muitas frentes e pode ser trabalhada pelos educadores e alunos das mais diversas formas. É possível trabalhar o consumo consciente, a coleta seletiva e seus componentes, o reuso e o máximo aproveitamento dos materiais, a importância dos catadores e cooperativas de material reciclável nesse processo, a disposição final dos resíduos, o ciclo de vida dos produtos e assim por diante.

As atividades podem ir além da sala de aula e devem estimular a criatividade e inovação dos educadores e alunos envolvidos.

Sobre a água, é possível realizar atividades dentro e fora da sala de aula que tragam a importância desse recurso indispensável à sobrevivência humana, trabalhando com conceitos de manejo, gestão, poluição, conservação e etc… além disso se pode trabalhar com a fonte de água mais próxima à unidade escolar (córrego, nascentes, etc) possibilitando uma vivência prática dos alunos.

No que tange ao trabalho com mudas e árvores, os educadores podem desenvolver atividades, também dentro e fora do espaço escolar, que englobem a importância das florestas e/ou arborização urbana para sociedade e para o futuro, os benefícios das árvores para a saúde, lazer e biodiversidade. Neste sentido é possível realizar plantio de mudas, a “adoção” de praças no entorno da escola, mutirões nas praças e espaços públicos arborizados, dentre outros.

Além dessa atividade, a escola terá a oportunidade de, durante dois meses, ser um ponto temporário de coleta seletiva de material reciclável. Uma vez trabalhados os valores e conceitos nas atividades acima descritas, a ação da coleta seletiva possibilitará uma experiência prática.

Após a mobilização dos alunos, será estabelecida uma data específica em que eles poderão levar o material reciclável para a escola e, no mesmo dia ou no dia seguinte, ele será recolhido pela prefeitura ou cooperativa de material reciclável.

Esse material arrecadado pela escola ponto de coleta será doado para as cooperativas de catadores de material reciclável gerando, portanto, trabalho e renda para muitas famílias. Atualmente, os Catadores de Materiais Recicláveis de Fortaleza e Região Metropolitana se agregam 17 Associações que presentam, aproximadamente, 300 famílias.

Ao final desse processo, as atividades desenvolvidas somadas à quantidade de material reciclável arrecadado pela escola, concorrerão às premiações oferecidas pelo Programa Limpa Brasil – Let’s do it ! e seus parceiros.

Essas premiações se dedicarão à melhor escola, melhor professor e melhor aluno.

Para a realização das ações em Fortaleza contamos com grandes parceiros, como:

 

todas-as-logos

Leave a Reply

Tradutor