Projeto de Reciclagem mobiliza Escola do Gama

Projeto de Reciclagem mobiliza Escola do Gama

“O mundo ficou pequeno demais para tanto lixo!”

Projeto desenvolvido no CEF 01 do Gama e encabeçado pela equipe de Geografia (Profª Rosângela e Prfª Alice) em parceiria com a presidente Raimunda Alves Ribeiro da Cooperfênix- Coop. de Reciclagem Ambiental.

O objetivo do projeto é sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da coleta seletiva de materiais recicláveis e reutilizáveis, conscientizar o aluno no que se refere à Inclusão social, econômica e educacional, unindo assim alunos e catadores, para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, explanar a respeito da sustentabilidade, dar visibilidade a ação de coletar resíduos, e levar a autoestima dos Catadores, destinar corretamente os materiais recicláveis coletados na escola, identificar, implementar e assessorar nas práticas de melhoria e eficiência de gestão dos resíduos sólidos.

Prfª Rosângela Rico

O vídeo abaixo diz respeito ao documentário “Lixo Extraordinário” trabalhado com os alunos das sétimas e oitavas séries durante esta semana e que fundamentará a segunda etapa, um debate em sala sobre o vídeo organizado pelos(as) professores(as) e que culminará na semana seguinte durante a Semana de Educação para a Vida com a presença ilustre do presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, TIÃO SANTOS

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Leave a Reply

Tradutor